Login: Senha:
Centro Educacional Pinheiros

Ensino Fundamental I e II

Estamos diante de novas maneiras de compreender, de perceber, de sentir e de aprender, nas quais a afetividade, a imaginação e os valores não podem deixar de ser considerados”.

Como coordenadora pedagógica, analiso as necessidades e procuro encontrar soluções para alcançarmos os objetivos, possibilitando que novos significados sejam atribuídos à pratica pedagógica dos professores. Um outro aspecto importante é o cultivo da interdisciplinaridade, afim de que o compromisso com a formação do aluno se traduza em plena aprendizagem. A coordenação pedagógica também tem uma participação no coletivo da escola, sendo aquela que estimula a instituição à pergunta, à dúvida, à criatividade, à inovação.

O processo pedagógico se estabelece na relação entre pré-adolescentes, adolescentes e educadores, envolvendo múltiplos aspectos da formação desenvolvida pelos professores do CEP. Não basta à um professor dominar conhecimentos e teoria; precisa perceber quem são seus alunos e como podem continuar a formação integral, considerando conhecimentos e experiências vivenciados nos primeiros segmentos de ensino. O educador do Fundamental II, por exemplo, intervém para realizar atividades significativas, considerando as possibilidades de investigação científicas já iniciadas e, principalmente, as potencialidades para o prosseguimento dos estudos no Ensino Médio.

Como pretensão da escola, desenvolvemos o principio do educando para o pensar, mediamos o trabalho didático-pedagógico, observamos as dimensões cognitiva, afetiva, física, ética, estética e política que compõe a educação cidadã. Isso se caracteriza como o esforço de aproximar o aluno das sequência didáticas mais complexas e mais representativas dos contextos e das explicações cientificas. É assim que, através delas, os alunos vão tornando-se construtores de seus conhecimentos, sob a coordenação do professor que lhes propõe atividades as quais exploram conteúdos factuais e avançam na perspectiva da formação de conceitos.

MCCP: Uma Proposta Transformadora

O Centro Educacional Pinheiros desenvolve muitos artifícios para facilitar a aprendizagem dos alunos. Um deles é a realização de projetos pedagógicos que abrangem eventos, aulas de campo, produções artísticas, experiências laboratoriais, nos quais envolvem os alunos do começo ao fim, convidando-os à pratica de responsabilidade e da busca por conhecimento. Por isso, propomos que temas sejam escolhidos juntamente com os alunos e professores, para que os primeiros sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar aquilo que lhes desperte interesse e para que percebam que a sala de aula é, sobre tudo, um espaço de troca de conhecimento.

A cada ano, trabalhamos com diferentes Municípios do RN. Nesta pesquisa, buscamos, junto ao aluno, a cultura de cada cidade, aliando a temas atuais; o que torna a prática do estudo ainda mais interessante e valorizada. Como consequência deste projeto, realizamos anualmente a MCCP – Mostra Cultural e Científica do Pinheiros – objetivando mostrar a comunidade o conhecimento desenvolvido pelos alunos, apresentando curiosidade, descobertas, e práticas sociais que ajudam a melhorar o mundo.

Maria Selma Elias de Morais

Coordenação – Ens. Fundamental.

Calendário de atividades

Estamos sem atividades cadastradas.

Biossegurança