Login: Senha:
Centro Educacional Pinheiros

Ensino Infantil

Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com as outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer”.

(Cunha, 2001).

Brincar é a linguagem natural da criança. É a mais valiosa oportunidade de aprender a conviver com pessoas; de compartilhar idéias, regras, objetos e brinquedos, superando progressivamente o egocentrismo característico; de solucionar os conflitos que surgem tornando-se autônoma; de experimentar papéis, desenvolvendo as bases da sua personalidade. Entretanto há instituições escolares onde essa prtica é vista como um “mal necessário” oferecido quando a criança insiste em fazer. Do contrário, acreditamos que a brincadeira é uma atividade essencial para o aprendizado da criança, pois nela percebemos o expressar de idéias, de sentimentos e conflitos, e dessa maneira ela nos mostra como é o mundo de cada aluno.

Nesta etapa, os conteúdos são organizados em três grandes áreas do saber: identidade e autonomia pessoal; interação com o meio físico e social; comunicação e representação. A própria criança é vista como um ser social que constrói cultura. Este é o nosso ponto de partida para o desenvolvimento de atividades que estimulem os processos mentais característicos em cada faixa etária atingida pelo Ensino Infantil.

A educação na pré-escola deve ser uma experiência ativa de confrontação com o meio. O papel do professor não é alfabetizar, mas estimular funções psicomotoras necessárias para o aprendizado formal. Para tanto, é de grande importância a ajuda educativa da família e da escola. Ambos, possuem a finalidade de ensinar a criança comportamentos motores, como também de facilitar o acesso à função de ajustamento.

Datas Festivas

O currículo do Ensino Infantil deve ser organizado pensando na criança como ser social, que pensa, interage, questiona, explora e constrói conhecimentos. Sendo assim, o trabalho com as datas comemorativas insere-se como um direito da criança em conhecer o significado de fato de nossa cultura, oportunizando a ampliação de conhecimentos de mundo.

Calendário de atividades

Estamos sem atividades cadastradas.

Biossegurança